Cachaça de rapadura, expressão da cultura paracatuense

Cachaça de rapadura, expressão da cultura paracatuense

A cachaça produzida em Paracatu é diferenciada por ser feita a partir da rapadura.

Bebida genuinamente brasileira, a pinga, a aguardente, ou simplesmente cachaça, é a bebida destilada mais consumida no Brasil. Apresenta características históricas, culturais e econômicas bastante significativas para o povo brasileiro.

A cachaça foi utilizada de forma diferente pelos diversos grupos sociais ao longo da história, estando presente em lutas e conquistas do país. Sua origem remonta ao tempo da escravidão quando os escravos trabalhavam na produção do açúcar da cana de açúcar. No século 18, a cachaça começou a ter importância econômica, ganhando inclusive valor de moeda corrente.

Atualmente a cachaça é considerada pelo Ministério da Cultura como patrimônio histórico e cultural do país, e está presente nos melhores restaurantes e adegas dos quatro cantos do mundo.

Cachaça de rapadura
rapaduraEm Paracatu, a produção da cachaça é uma arte. Pequenos alambiques mantêm a tradição de produzir a bebida ainda de maneira artesanal. Diferentemente da cachaça tradicional produzida a partir do caldo da cana, a cachaça paracatuense é feita da rapadura.

“A diferença do processo tradicional é que nós dissolvemos a rapadura para que ela volte a ser melado novamente, depois disso, ela segue para a fermentação juntamente com o milho”, explica Flávio Botelho, produtor de uma das cachaças mais conhecidas da cidade, a Sô Joca.

De acordo com ele, esse processo deixa a cachaça mais pura, com um gosto mais apurado, o que lhe dá um paladar incomum. “A cachaça artesanal de rapadura não tem aquele cheiro característico do bagaço da cana, a qual chamamos de pinga bagaceira”.

Em todo o município são cerca de 20 rótulos. Entre as mais conhecias estão a Barreirinho, Do Porto, Rainha, Vieirinha, Creolinha, Paracatulina, Segura o Tombo e Sô Joca.

Então, um brinde à cachaça, principalmente se for de rapadura, mas não se esqueça, aprecie com moderação!
________________________________________________________
Curta nossa página no FACEBOOK e nos siga no INSTAGRAM!

SôJoca2

2 Comentários
  • Mario Araujo

    11/10/2016 at 02:42 Responder

    Gostaria de comprar

    • Marlon Correa

      18/10/2016 at 20:45 Responder

      Gostaria de comprar. Sou de Lavras MG. AGUARDO RETORNO. MARLON.

Publicar um comentário