Mostra de Quitandas reforça vocação gastronômica de Paracatu

Mostra de Quitandas reforça vocação gastronômica de Paracatu

O cheiro das quitandas tomou conta de Paracatu durante a primeira edição da Mostra dos Quintais & Quitandas. Nos dias 7, 8 e 9 de setembro, moradores e visitantes tiveram a oportunidade de conhecer e degustar os deliciosos quitutes produzidos na cidade.

Projeto de valorização das potencialidades gastronômicas do município, a Mostra envolveu a rua Goiás, com uma feirinha, oficinas, aulas de culinária e apresentações artísticas, e três quintais tradicionais da cidade, o da Casa de Concessa, o da Dona Ângela, e o quintal da agência de ecoturismo O Mochileiro, onde foram servidos o café da manhã colonial de Paracatu com as mais conhecidas quitandas da região.

“A ideia dos quintais é de resgatar a tradição que as pessoas tinham de tomar café nos quintais”, explica o secretário municipal de cultura e turismo, Isac Arruda. Segundo ele, as pessoas que participaram da Mostra demonstraram o desejo de desfrutar de uma boa comida, de uma boa companhia, nos quintais da cidade. “Ainda temos muitas casas com quintais, com uma arborização boa e um ambiente agradável. A nossa intenção é explorar isso cada vez mais, para que os nossos quintais se tornem atração turística, resgatando o prazer de tomar um bom café em um quintal”.


Para Letícia Cabral, idealizadora da Mostra, em parceria com o chef Eduardo Avelar, Paracatu tem a faca e o queijo na mão para se tornar um dos principais destinos turísticos de Minas Gerais. “Fiquei impressionada com as potencialidades da cidade. Paracatu é uma cidade bonita, com uma arquitetura colonial conservada, com uma história muito rica, possui cachoeiras, grutas e trilhas, e ainda tem uma infraestrutura hoteleira muito boa. Ou seja, a cidade tem tudo para receber bem as pessoas, basta despertar mais para isso”.

Sobre as quitandas, Letícia Cabral revela que nunca viu uma diversidade tão grande quanto em Paracatu. “Eu estudo antropologia da alimentação, pesquisando sobre esse tipo de saber, e eu fiquei impressionada com a diversidade e com a qualidade das quitandas produzidas aqui. São receitas que eu nunca comi em lugar nenhum. A cidade realmente cheira quitanda” constata.
______________________________________________________________
Curta nossa página no FACEBOOK e nos siga no INSTAGRAM!


1Comentário
  • Terezinha Santana Guimarães

    11/09/2017 at 19:09 Responder

    Paracatu, meu bem-querer. Amo as riquezas que as pessoas nos brindam. Seus saberes, seus lugares, suas celebrações e toda forma de expressão. ❤

Publicar um comentário