Circuito Histórico

6
Yes
None
1
Name...
/o-que-fazer/nucleo-historico/
Thumbnail

Categories:

Sub-Categories:

Núcleo Histórico
Casa de Cultura
Casa de Cultura Image

Casa de Cultura Maria Conceição Adjucto Botelho

Endereço: Rua do Ávila – Centro
Fone: (38) 3671-4797
E-mail: casadecultura@paracatu.mg.gov.br

Construído pela tradicional família Botelho na metade do século XIX, a edificação é um típico exemplar do período imperial e, durante toda sua história, a Casa de Cultura sempre esteve ligada à cultura e à educação do município.

Em 1880, o imóvel foi adaptado para sediar a Escola Normal de Paracatu. Entre os anos de 1908 e 1930, abrigou o primeiro grupo escolar da cidade, a Escola Afonso Arinos, a Escola Normal Antônio Carlos e também o Liceu Paracatuense. Anos mais tarde, a construção serviu de sede para o colégio particular Dr. Adelmar da Silva Neiva e para a Escola Estadual Afonso Roquete.

Após passar por grande restauração, entre 1985 e 1988, o edifício virou sede da Casa de Cultura de Paracatu, e em 1993, por meio da Lei Municipal Nº 1.891/93, transformou-se em Fundação Municipal Casa da Cultura “Maria da Conceição Adjuto Botelho – Dondona”.

Desde sua criação, a Fundação Casa de Cultura sedia alguns dos movimentos de maior importância da cidade e ainda expõe trabalhos de grande beleza e importância artística. No local, são realizadas exposições de artesanatos e artes plásticas, cursos de música, pintura, teatro, artesanato em geral e apresentações de manifestações culturais.

Museu Histórico de Paracatu
Museu Histórico de Paracatu Image

Museu Histórico de Paracatu Pedro Salazar
– Aberto de segunda à sexta-feira das 8h00 às 18H00.
– Sábado, domingos e feriados, das 9h00 às 15h00.

Endereço: Rua Joaquim da Silva Pereira, 398 – Centro
(antiga rua Dr. Seabra)
Fone: (38) 3671 -6237
E-mail: museuhistorico@paracatu.mg.gov.br

O edifício que abriga o Museu foi construído em 1903 e funcionava como o Mercado Municipal de Paracatu, ponto de distribuição e venda de produtos rurais, que eram transportados para a zona urbana em carros de boi, lombo de burros e cavalos.

No decorrer dos anos, o imóvel foi sede da Prefeitura Municipal, da Secretaria Municipal de Educação, da Inspetoria Regional de Ensino, e se tornou Museu no ano de 2000.

O Museu guarda mais de mil peças referentes a várias etapas da evolução da cidade. Apresenta um grande acervo de fotografias antigas, documentos históricos, peças de origem africana, artefatos utilizados na extração de ouro, quadros, equipamentos e projetores do teatro O Philodramatico, entre outros objetos.

No local também são ministradas aulas de capoeira e dança afro.

 

Igreja Matriz de Santo Antônio
Igreja Matriz de Santo Antônio Image

Igreja Matriz de Santo Antônio

Arquitetura religiosa do período setecentista, erguida por escravos a mando do padre Antônio Mendes Santiago, em 1746. A igreja foi edificada em linhas sóbrias e de fachada austera do autêntico barroco.

Nela se encontram trabalhados altares, todo em cedro, destacando-se o altar-mor, que provavelmente pertenceu à igreja do Sant’Anna e, seus altares laterais e as imagens de Santo Antônio, o padroeiro da cidade, São Miguel Arcanjo, Nossa Senhora da Piedade e o crucifixo do altar-mor.

Conta a história que o templo religioso foi edificado sobre um rico veio de ouro e que também foi sede do Tribunal de Santo Ofício da Igreja, onde um grande número de pessoas sofreu tortura por seus “pecados”.

Em 1962 teve sua importância reconhecida pelo Instituto de Patrimônio Histórico Nacional IPHAN, quando também foi tombada em nível nacional.

Ao seu redor destaque para fileira de palmeiras imperiais que compõem a Praça da Matriz, palco da Festa de Santo Antônio (13 de junho) e apresentações religiosas durante a Semana Santa e o feriado de Corpus Christi.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário
Igreja de Nossa Senhora do Rosário Image

Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos Livres

Belo conjunto da arquitetura colonial religiosa construído sob o estilo jesuítico seiscentista em 1744. Sua estrutura de madeira e taipa, repousa sobre alicerce de pedra. Seu altar é belíssimo e ricamente trabalhado, ostentando primorosa talha em madeira.

Originalmente, a igreja não possuía a torre central, construída em 1922 após o templo passar por uma ampla reforma. A torre hoje domina a parte central da fachada, sendo marcada pelo telhado pontiagudo em quatro águas e um relógio.

Seguindo a tradição católica, tratava-se da igreja dos negros. A igreja esteve vinculada as Irmandades de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito, o santo mais popular da cidade. Em 1962 teve sua importância reconhecida pelo Instituto de Patrimônio Histórico Nacional IPHAN, quando também foi tombada em nível nacional.

Atualmente o Largo do Rosário onde está a igreja é palco de manifestações culturais, em especial a Festa de São Benedito e o Festival do Patrimônio Cultural de Paracatu.

Igreja de Sant’Anna
Igreja de Sant’Anna Image

A Igreja de Sant’Anna localizada na praça do bairro Santana foi a primeira igreja a ser edificada no arraial por volta de 1733, embora seja datada de 1736.

A igreja surpreendia o visitante pelo contraste provocado pela simplicidade exterior de sua fachada e a exuberância artística de seu interior. Foi edificada para receber brancos, nela não entravam mulatos nem negros.

Infelizmente, foi também a primeira igreja a ser demolida na cidade, em 1935. Teve seu altar-mor transportado para a Igreja Matriz de Santo Antônio, onde se encontra até hoje. O atual templo é uma réplica da original construída em 1990.

Chafariz da Traiana e Passo da Paixão
Chafariz da Traiana e Passo da Paixão Image

O Chafariz da Traiana, construído em 1999, é uma obra feita pelo artista plástico Fábio Ferrer em homenagem a outros chafarizes que existiam na cidade e que serviam para abastecer as casas do antigo arraial. Apresenta características simples do barroco colonial.

Logo ao lado do chafariz se encontra o Passo da Paixão, uma singela capela da via sacra, também criado pelo artista Fábio Ferrer.

O Passo apresenta em seu teto pintura em flandres têmpera gorda, gema de ovo com pigmentações, refletindo a perspectiva da pintura barroca, em homenagem aos grandes pintores da época colonial em Minas como Mestre Athayde. A pintura na parede é da artista Maria do Céu, e as esculturas dos tocheiros em cedro são de Hugo Martins.

As obras estão localizadas bem em frente ao Museu Municipal e são atrativos obrigatórios para quem visita Paracatu.

Arquivo Público Municipal Olímpio Michael Gonzaga
Arquivo Público Municipal Olímpio Michael Gonzaga Image

Arquivo Público Municipal Olímpio Michael Gonzaga
– Aberto de segunda à sexta-feira das 8hs às 18hs

Passados mais de 250 anos de oficialização do Arraial de São Luiz e Sant’Anna, o Arquivo Público de Paracatu abriga e conserva documentos que registram as diversas etapas da evolução política, a história eclesiástica e social do município, de interesse para historiadores, pesquisadores, estudantes e interessados na historiografia mineira.

O acervo tem aproximadamente 232 metros lineares de documentos (se empilhados e medida a sua extensão) e é constituído por obras raras como manuscritos do século 18, processos da justiça comum do Poder Judiciário local, fotografias, microfitas, DVD’s e CD’s com gravações de entrevistas de moradores antigos, jornais e revistas, livros e documentos da Prefeitura e Câmara Municipal.

Olímpio Michael Gonzaga foi homenageado como o patrono do Arquivo. Nascido em Paracatu em 1878, Olímpio foi funcionário público federal, empresário, fotógrafo, jornalista, historiador e contador. É autor de várias obras como ‘Memória histórica de Paracatu’ de 1910, e Litígio de Minas-Goiás (1843-1943). Faleceu em 1948, deixando importante legado arquivístico composto principalmente por fotografias e jornais, tudo doado pelos familiares ao Arquivo Público, em 1995.

Endereço: Rua Temístocles Rocha, 249, centro, núcleo histórico
Fone: (38)3671-5236

Núcleo Histórico
Casa de Cultura Image
Casa de Cultura
Casa de Cultura Maria Conceição Adjucto Botelho Endereço: Rua do Ávila – Centro Fone: (38) 3671-4797 E-mail: ... Read More
Museu Histórico de Paracatu Image
Museu Histórico de Paracatu
Museu Histórico de Paracatu Pedro Salazar – Aberto de segunda à sexta-feira das 8h00 às 18H00. – Sábado, domingos e feriados, das 9h00 às 15h00. Endereço: Rua Joaquim da Silv... Read More
Igreja Matriz de Santo Antônio Image
Igreja Matriz de Santo Antônio
Igreja Matriz de Santo Antônio Arquitetura religiosa do período setecentista, erguida por escravos a mando do padre Antônio Mendes Santiago, em 1746. A igreja foi edificada em linhas sóbrias e de fachada auste... Read More
Igreja de Nossa Senhora do Rosário Image
Igreja de Nossa Senhora do Rosário
Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos Livres Belo conjunto da arquitetura colonial religiosa construído sob o estilo jesuítico seiscentista em 1744. Sua estrutura de madeira e taipa, repousa sobre alice... Read More
Igreja de Sant’Anna Image
Igreja de Sant’Anna
A Igreja de Sant’Anna localizada na praça do bairro Santana foi a primeira igreja a ser edificada no arraial por volta de 1733, embora seja datada de 1736. A igreja surpreendia o visitante pelo contraste provocado pela simplic... Read More
Chafariz da Traiana e Passo da Paixão Image
Chafariz da Traiana e Passo da Paixão
O Chafariz da Traiana, construído em 1999, é uma obra feita pelo artista plástico Fábio Ferrer em homenagem a outros chafarizes que existiam na cidade e que serviam para abastecer as casas do antigo arraial. Apresenta característica... Read More
Arquivo Público Municipal Olímpio Michael Gonzaga Image
Arquivo Público Municipal Olímpio Michael Gonzaga
Arquivo Público Municipal Olímpio Michael Gonzaga – Aberto de segunda à sexta-feira das 8hs às 18hs Passados mais de 250 anos de oficialização do Arraial de São Luiz e Sant’Anna, o Arquivo Públic... Read More