Paracatu festeja São Benedito

Paracatu festeja São Benedito

A tradicional Festa de São Benedito, o santo mais popular de Paracatu, acontece no Largo da Igreja do Rosário.

O Largo do Rosário, como é tradição há mais de cem anos, recebe a festa do santo mais querido da cidade, São Benedito.

Os festejos acontecem durante dez dias e se encerram, em 29 de junho, data em que os paracatuenses expressam sua devoção ao santo, especialmente durante a grande procissão de encerramento.

Todos os dias, a partir das 19hs são celebradas missas em honra ao santo, e em seguida, moradores e visitantes lotam a praça para as animadas barraquinhas. Lugar de comidas típicas como o tropeiro, a galinhada, o churrasco, os deliciosos caldos e canjicas, e muita diversão com as apresentações de músicas regionais.

Benedito, o Mouro, o ‘santo negro’, é muito cultuado pela religiosidade brasileira, principalmente pela população afrodescendente devido às Irmandades de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos Livres e de São Benedito.

Curiosamente, a festa do santo no calendário litúrgico está marcada para 5 de outubro, mas em Paracatu, São Benedito é festejado em 29 de junho.

De acordo com Marcos Rogério Miranda, da Comunidade do Rosário, existem duas versões que explicam a escolha da data. “A primeira, era por ser o último dia de o cristão celebrar a Páscoa, e os fiéis aproveitavam a presença de um padre na cidade para celebrar o santo de devoção. Outra versão conta que os membros da Irmandade de São Benedito determinaram que a festa seria dia 29 de junho, mesmo dia de São Pedro e São Paulo, e assim ficou”.

São Benedito também é conhecido como o santo cozinheiro. “As pessoas entendem que a casa que tem a imagem dele, nunca faltará comida na mesa daquela família”. Segundo Marcos Rogério, São Benedito ensina também que é preciso partilhar. “São Benedito nos ensina que, para não faltar comida na nossa casa , é preciso obrigatoriamente, partilhar o alimento sempre que alguém bater à sua porta”.

Festa de São Benedito
Tema: A família dos devotos celebra a festa do amor na casa comum.
Data: de 20 a 29 de junho
Local: Largo da Igreja de Nossa Senhora do Rosário
Programação diária: Santa Missa, 19hs; em seguida barraquinhas.
________________________________________________________________
Curta nossa página no FACEBOOK e nos siga no INSTAGRAM!

3 Comentários
  • Máximo

    29/06/2017 at 11:10 Responder

    É uma tradição de muito anos, quando criança até aos 18 anos, eu participei de todos os festejos em homenagem a são Benedito, aí em Paracatu.
    Hoje moro em Goiânia, mas, não esqueço jamais dos tempos vividos na minha terra natal.

    “salve são Benedito”.

    abraços a todos,
    Máximo Porfírio de Araújo

  • Tereza

    22/06/2016 at 19:56 Responder

    É uma festa linda mesmo. Cheia da cultura local, tanto religiosa como gastronomica. Vale a pena conferir. Que otima iniciativa deste site, divulgar as datas festivas de Paracatu.

  • Amanda

    22/06/2016 at 13:51 Responder

    Muito interessante! Parabéns pela iniciativa!

Publicar um comentário