Premiação incentiva a leitura e o acesso ao conhecimento

Premiação incentiva a leitura e o acesso ao conhecimento

A Biblioteca Pública Municipal René Lepesqueur premiou na última sexta-feira, 1º de dezembro, os Melhores Leitores de 2017. A premiação, que está em sua quarta edição, presta homenagem às pessoas que mais frequentaram e retiraram livros nas bibliotecas conveniadas do município durante todo o ano.

Hors concours todos os anos, a leitora Sofia de Lima Vasconcelos, de 9 anos, que lê em média 150 livros anualmente, ajudou a presentear os outros leitores. Foram contemplados: Ana Luiza Marques Simões, com 54 livros, Ledi Resse Dezordi, com 52 e Malu Medeiros Roquete, que leu 49. Também foram premiados os leitores Lilian de Jesus Pinto, Ana Luísa Lemos Souto, Bianca Brandão Dos Santos, Pedro Medeiros Roquete, Larissa Pereira dos Santos, Giovana Soares Chaves e Ana Luiza Gomes da Silva.

Uma premiação especial foi concedida à estudante, Maria Eduarda Caetano Albernaz, de 13 anos, que todos os dias vence a deficiência visual e insiste em ler o mundo através da leitura em braile. Com 15 livros lidos em 2017, Maria Eduarda é um exemplo de dedicação e força de vontade.


“As pessoas podem tirar tudo de você, menos o conhecimento. Só lendo é que você vai saber das coisas. Como deficiente visual, a gente tem muito erro de grafia, então somente com muita leitura é que eu vou conseguir escrever de forma mais correta” conta a jovem que pretende ser juíza quando crescer.

A diretora presidente da Fundação Casa de Cultura, Graciele Mendes, ressalta que em maio deste ano, a biblioteca passou por uma reforma de ampliação e obras de acessibilidade, conquistando assim, novos leitores. “Em tempos de modernidade, valorizar quem tira um tempinho para ler é muito importante.  Com a acessibilidade que a biblioteca possui hoje, pudemos incluir leitores cadeirantes, deficientes visuais e idosos em nosso dia a dia”.

Atualmente a Biblioteca Pública conta com um acervo com cerca de 50 mil livros, sendo 75 escritos em braile. O Prêmio Melhores Leitores do ano é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Paracatu por meio da parceria entre a Fundação Municipal Casa de Cultura, SESC, Fundação Logosófica, Academia de Letras do Noroeste de Minas, Secretaria de Cultura e Turismo e Secretaria de Assistência Social, através do Céu das Artes.

A Biblioteca Municipal René Lepesqueur funciona de segunda a sexta-feira, das 7hs às 18hs. Mais informações pelo telefone (38) 3672-2285.
______________________________________________________________
Curta nossa página no FACEBOOK e nos siga no INSTAGRAM!

Ainda sem comentários

Publicar um comentário