Revista da Adesp destaca patrimônio cultural de Paracatu

Revista da Adesp destaca patrimônio cultural de Paracatu

Completando seus 15 anos de fundação, a Agência de Desenvolvimento Sustentável de Paracatu lançou neste final de ano, a quarta edição da Revista ADESP Em Ação. A publicação faz um balanço dos principais acontecimentos de 2017, destacando a cultura de Paracatu, cidade tombada como Patrimônio Nacional pelo Iphan.

Com 60 páginas e uma primorosa capa, a revista traz como matéria principal “Patrimônio que pulsa cultura há 219 anos”, que apresenta tudo o que rolou no 4º Festival Cultural de Paracatu. O texto “Paracatu não é só mais uma cidade mineira” também dá destaque à riqueza cultural do município, ressaltando todos seus bens materiais e imateriais, como os casarões coloniais, igrejas centenárias, festas, folclores, grutas e cachoeiras.

Com diversos artigos, textos e depoimentos de colaboradores, parceiros e membros da Adesp, a revista presenteia os leitores com duas excelentes entrevistas. Uma com o escritor, historiador e professor Oliveira Mello, que lançou recentemente o livro “Memória Cultural – Uma Antologia Paracatuense”.

A outra entrevista faz homenagem a “Aureliano Lopes dos Reis, o homem de dez décadas”. Com 105 anos de vida, seu Aureliano é o patriarca de uma das famílias mais tradicionais do Povoado do São Domingos, uma comunidade remanescente de quilombo, localizada a 3 km do centro da cidade.


A publicação destaca também o programa de desenvolvimento sustentável ‘Paracatu 2030’, que foi revisto e rediscutido entre lideranças de vários setores da sociedade civil com a realização da Oficina do Futuro. Por meio de uma metodologia inovadora do Sebrae Minas, a Oficina direcionou prioridades para o município com a indicação de quatro propostas como a criação de um Núcleo de Desenvolvimentos de Projetos, um Centro de Inovações, arborização de praças e uma campanha de valorização e pertencimento que vai envolver os moradores da cidade.

Entre outros feitos da Adesp no ano de 2017, vale destacar a sua atuação para a criação do Conselho Municipal e do Fundo de Desenvolvimento Sustentável de Paracatu – FUMDESP, que possibilitará iniciativas, programas e projetos que visam o desenvolvimento econômico e social da cidade, de maneira sustentável.
________________________________________________________
Curta nossa página no FACEBOOK e nos siga no INSTAGRAM!

Cerimônia de lançamento da Revista Adesp na Casa de Cultura de Paracatu

Presidente do Sicoob Credireais, Darcy da Silva Neiva (esq.) e o Presidente da Adesp, Carlos Kraemer (dir.) homenageando o primeiro presidente da Adesp, José Cardoso Naves Neto (centro).

 


 

 

 

 

Ainda sem comentários

Publicar um comentário