Agonizando a espera de uma ampla restauração há décadas, a Igreja São Sebastião de Pouso Alegre, localizada na zona rural de Paracatu, a 35km da cidade, teve parte de sua estrutura consumida pelo fogo nesta segunda-feira (05/04).
De acordo com as informações, o Corpo de Bombeiros foi acionado para combater o incêndio e ao chegar ao local a edificação estava tomada pelas chamas. A capela teve boa parte de sua estrutura interior destruída e parte do telhado desmoronou. Durante o combate às chamas, uma das paredes colapsou e caiu no interior da igreja. A Polícia Civil também esteve no local para realização da perícia e apura as causa do incêndio.
Pelas redes sociais, o prefeito de Paracatu, Igor Santos, disse que o município tomará todas as providências e que não vai deixar o patrimônio da cidade acabar. Ele prometeu ainda restaurar a edificação.
Igreja histórica
Erguido em 1860, a igreja de São Sebastião do Pouso Alegre é considerada Patrimônio Histórico Municipal desde março de 1958. Construída a mando do fazendeiro Imeliano Silva Neiva, um dos homens mais ricos do Noroeste Mineiro no final do século XIX, a capela é uma das poucas igrejas rurais que ainda estão de pé em Minas Gerais
Desde 1996, a Associação dos Amigos da Cultura de Paracatu luta para recuperar a Capela. Em 2017, a Associação conseguiu aprovar um projeto de restauração junto ao MINC de recursos pela Lei Roanet. Contudo, esses recursos não chegaram. Em 2018, o município executou a primeira etapa desse projeto, o que impediu que o bem se deteriorasse completamente. Em 2019, um novo projeto foi orçado em R$1.166.373,44, mas ainda não saiu do papel.
Além do descaso das autoridades ao longo dos últimos anos e sem as obras necessárias para sua conservação, a construção centenária sofre todo tipo de flagelo, como degradação, saques, vandalismo e, agora, um incêndio.
Com informações do site Paracatu.Net
______________________________________________________________
Curta nossa página no FACEBOOK e nos siga no INSTAGRAM!