Em homenagem à história, à tradição e ao sabor, o dia 5 de julho é usado para celebrar a quitanda mais famosa de Paracatu. Em 2016, foi sancionada a lei que instaura a data como Dia Municipal do Pão de Queijo, iguaria que através do seu destaque nacional, trouxe para Paracatu o título de Capital Mundial do Pão de Queijo.
O fato é que por trás do melhor pão de queijo do mundo, existem muitas histórias de superação, tradição e amor pela culinária. Por isso, em meio a uma cozinha tipicamente mineira, a quitandeira Milena de Oliveira Melo, celebra o Dia Municipal do Pão de Queijo e conta um pouco mais sobre o segredo do pão de queijo paracatuense.
“O nosso pão de queijo é feito de massa crua. Em outros locais, a massa é escaldada. Então, a nossa diferença começa na massa. Além disso, nós usamos uma quantidade maior de queijo para realçar o sabor. Para nós, o nosso pão de queijo é o destaque mesmo, não tem como comparar com outros”, conta Milena.
Atualmente, Paracatu produz cerca de 17 mil pães de queijo por dia, totalizando mais de 500 mil unidades por mês. A fabricação da quitanda preferida do povo mineiro ajuda a movimentar a economia municipal, além de levar um sabor inigualável à mesa do paracatuense. Por isso, em datas como essa é impossível não celebrar a tradicional culinária mineira.
Fonte: Prefeitura Municipal de Paracatu
_________________________________________________
Curta nossa página no FACEBOOK e nos siga no INSTAGRAM!