“Empreendedorismo não é profissão, mas, sim, um estilo de vida; uma paixão” (Brunna Araújo)
O negócio de Brunna Araújo e Fábio Sousa começou na varanda da casa em que moravam, em Unaí, onde reuniam amigos para fazer hambúrguer artesanal. A carência deste produto no mercado local e a paixão pela culinária os fez desenvolver receitas especialmente elaboradas. Brincando, testaram novas combinações e as demandas dos amigos começaram a crescer.
A partir de então o casal decidiu apostar na gastronomia. Tomou coragem para investir em um trailer que funcionava aos fins de semana, como renda complementar, pois seguiam com seus empregos: ela, consultora de marketing e ele, engenheiro agrônomo. Não demorou muito, o negócio superou as expectativas, pois os ingredientes preparados acabavam antes de encerrar o expediente. Com uma demanda crescente, Brunna e Fábio confirmaram o potencial do que seria um diferencial no mercado: o hambúrguer artesanal.
Em seis meses, diante da aceitação do produto, os novos empresários decidiram investir em um ponto comercial para ampliar a capacidade de atendimento. No entanto, como esta decisão significava custos como, entre outros, aluguel, manutenção e aumento no número de funcionários, o casal precisou analisar a viabilidade financeira do novo empreendimento. Buscaram a consultoria financeira no Sebrae Minas, o que lhes deu a segurança para investir na ampliação da empresa, batizada como Armazém do Hambúrguer.
Além da pressão do mercado, com a chegada de novos concorrentes, era evidente a necessidade de uma nova roupagem para o negócio que começou pequeno e teve da clientela a resposta para a sua concretização. No novo espaço, foi preciso dividir as tarefas que ainda eram centralizadas nos proprietários. Contratar a primeira equipe foi uma decisão que envolveu uma nova estratégia, sobretudo inspirada no curso Bootcamp, curso de empreendedorismo do Sebrae Minas, em que Brunna pode exercitar a tomada de decisão com base na análise de competitividade de um negócio.
Muitas adequações foram realizadas, como a melhoria na gestão de compras e de estoque, além da informatização dos processos, que permitiu a exatidão dos dados não proporcionada pelos controles manuais adotados inicialmente. Enquanto o Armazém do Hambúrguer ainda era um complemento de renda, os empresários aproveitaram para investir em novas máquinas e equipamentos para modernizar e ampliar a capacidade da empresa, o que foi crucial para acompanhar o crescimento.
Foi então que veio a terceira fase da empresa: o investimento em uma filial, em Paracatu. A decisão os fez deixar os empregos para dedicação exclusiva ao negócio. No entanto, como o mercado de Paracatu se mostrou altamente promissor, decidiram vender a primeira loja e concentrar os esforços onde perceberam uma demanda inegavelmente maior. Com localização privilegiada, no centro de Paracatu, o Armazém do Hambúrguer está adequando o layout da loja. O cardápio constantemente oferece novas opções criativas, seguindo tendências de consumo como, por exemplo, a oferta de sanduíches low carb, veganos e vegetarianos. Além disso, o negócio está nas redes sociais, em frequente comunicação com o público. E vem mais novidades por aí. Afinal, o aprendizado é constante e a clientela merece.
Texto: Rosely Vaz / Analista Sebrae Minas – Regional Noroeste
Serviço:
Armazém do Hambúrguer
Funcionamento Especial: Dia 19/12 a 23/12, das 18h30 à 23h30.
Férias: 24/12 a 04/01 | Retorno: 05/01
Endereço: Av. Olegário Maciel, 243 – Centro
Informações: www.facebook.com/armazemparacatu
ARMAZÉM DO HAMBÚRGUER, UMA EXPERIÊNCIA NOVA A CADA MORDIDA.
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