Cine Sesc de agosto homenageia o diretor Hong Sang-soo

O Cine Sesc dedica uma mostra especial a um diretor contemporâneo, vivo e em plena atividade. O ritmo de produção do cineasta e roteirista sul-coreano Hong Sang-soo vem impressionando a crítica especializada por sua abundância, qualidade e pela marca inconfundível de sua autoralidade. Na última década, os filmes desse coreano começaram a chegar ao Brasil, despertando admiradores, descontentes e até mesmo alguns desinteressados em relação à sua obra.

O forte das tramas de Hong Sang-soo é a abordagem do cotidiano de seus personagens. Na maioria das vezes, eles se confundem com o próprio cinema, em um exercício metalinguístico fascinante e permanente em sua obra. Cinema, vida, celebração, foco em pontos de vista diferentes, imprevisibilidade, incongruências do amor e relações entre verdade e mentira são temas recorrentes em seus filmes, que apesar de possuírem uma superfície aparentemente fácil, guardam reflexões profundas sobre a difícil tarefa de viver neste mundo cada vez mais mediado pela tecnologia e sobre as amplas camadas de sentido que suas obras nos permitem perscrutar.

No ano de 2017 Sang-soo realizou três filmes, uma proeza realmente incontestável. Essa produção tão caudalosa e profícua chama a atenção para um curioso detalhe: o quanto sua obra adquire um sentido singular quando analisada em seu conjunto, com a descoberta de seus temas mais recorrentes e estilos muito próprios de filmar. Analisar um filme seu isoladamente costuma resultar em uma visão apressada e superficial. Portanto, programe-se para ver toda a Mostra.

Confira a programação:

07/08 – HAHAHA (Hong Sang-soo | 120min | 12 anos)
O diretor de cinema Jo Moon-Kyeong faz uma viagem para uma pequena cidade costeira de Tongyeong, na Coreia do Sul. Lá ele encontra um amigo, o crítico de cinema Jong-sik Bang, e os dois se sentam para conversar e tomar algo. Durante a conversa, eles falam sobre uma viagem que fizeram para o mesmo lugar, e acabam por descobrir que conheceram as mesmas pessoas: um poeta e guia cultural e uma encantadora mulher.

11/08 – A visitante francesa (Hong Sang-soo | 89min | 12 anos)
Anne (Isabelle Huppert) é uma mulher francesa que está em uma pequena cidade na Coreia do Sul, onde visita um amigo que está prestes a ter um filho e trabalha como diretor. Lá, ao visitar uma praia, conhece um empolgado salva-vidas (Yu Jun-sang), que tenta conquistá-la. Pouco tempo depois outras duas mulheres francesas, ambas chamadas Anne, chegam ao local e lidam com os mesmos personagens.

18/08 – Certo agora, errado antes (Hong Sang-soo | 121min | 12 anos)
Por engano, Ham Cheon-soo (Jae-yeong Jeong) chega à cidade coreana de Suwon um dia antes do previsto. Para passar o tempo, ele vai até um antigo palácio, onde encontra uma artista chamada Yoon Hee-jeong (Kim Min-Hee). Juntos, eles vão até a loja de Yoon para admirar suas pinturas, comer sushi e se conhecerem. Em seguida, eles vão para um bar encontrar com amigos de Yoon. Ao ser perguntado se é casado, Cheon-soo admite que sim e decepciona a artista.

25/08 – Filha de ninguém (Hong Sang-soo | 90min | 12 anos)
Haewon (Jeong Eun-Chae) é uma jovem adulta que vive deslocada em Seul, capital da Coreia do Sul. A estudante de cinema também sonha em se tornar atriz e admira a francesa Jane Birkin. Quando descobre que sua mãe (Kim Ja-ok) está se mudando para o Canadá e que seus colegas de faculdade estão falando mal dela por conta do relacionamento que teve com um professor casado (Lee Sun-kyun), Haewon se enche de dilemas existenciais.

28/08 – Na praia à noite sozinha (Hong Sang-soo | 101min | 12 anos)
Younghee (Kim Min-hee) é uma atriz famosa que tem a sua vida pessoal exposta após um caso com um homem casado. Ela acaba então decidindo deixar sua cidade e passar um tempo em Hamburgo, na Alemanha, e dar uma pausa na carreira. E, ao retornar à Coréia, Younghee reencontra os velhos amigos e começa a refletir sobre suas possibilidades de futuro. Em noites regadas a álcool, ela se libera e diz o que realmente sente, gerando conflitos bem complexos com eles.

SERVIÇO:
Mostra Cine Sesc – “Hong Sang-soo”
Sessões gratuitas, sempre às 16h
Local: Sesc Paracatu
Rua Euridamas Avelino de Barros, 347 – Lavrado
Informações: (38) 3311-3808
_________________________________________________________________________
Curta nossa página no FACEBOOK e nos siga no INSTAGRAM!

Post Recentes
Mais Vistos