Cerca de 50 pessoas participaram, nesta terça-feira (12/03), do primeiro evento de FAMTOUR promovido pela Associação de Guias de Turismo do Noroeste de Minas (GUIASTUR), em 2024, em Paracatu. Lideranças municipais, empresários e servidores públicos de cidades da região, tiveram a oportunidade de conhecer alguns atrativos turísticos e culturais do município.
A iniciativa teve o objetivo de promover o turismo local, apresentar os projetos desenvolvidos pela associação e debater estratégias para potencializar o turismo na região. A ação, que contou com a parceria da Prefeitura de Paracatu, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) e do COMPHAP (Conselho Municipal do Patrimônio Histórico), recebeu visitantes das cidades de João Pinheiro, Luziânia, Uberlândia e Lagoa Formosa.
“Foi um momento muito importante para mostrarmos aos visitantes e a alguns moradores da cidade, que também estiveram conosco, as nossas riquezas materiais, imateriais e naturais, propiciando uma experiência de vivência, promovendo nossos atrativos turísticos e as atividades culturais que a GUIASTUR oferece em seus projetos”, salienta Helen Ulhoa, coordenadora da área de projetos da Guiastur.
A programação teve início pela manhã com um café colonial, servido na Academia de Letras do Noroeste de Minas, em seguida houve um passeio pelo Núcleo Histórico e foi servido um almoço no restaurante Sabor de Fazenda. No período da tarde, os participantes estiveram na Casa Museu Quilombo, no Povoado do São Domingos, no Parque Estadual de Paracatu e na Casa Kinross. O FAMTOUR teve ainda a roda de conversa “A cidade que temos” e as oficinas “A cidade que queremos” e oficinas do projeto “Contar e Recontar Histórias” – da Beré Projetos, parceira e associada da GUIASTUR.
Na abertura, estiveram presentes o prefeito de Paracatu, Igor Santos, o secretário municipal de Educação e Tecnologia, Tiago de Deus Silva e o secretário municipal de Cultura e Turismo, Igor Diniz. Durante o evento, participaram ainda representantes da Kinross, do Sicoob Credigerais e do Sesc-MG.
Experiência
Para o empresário Adriano Fagundes, proprietário de uma churrascaria em Paracatu, o FAMTOUR foi uma oportunidade de aprender mais sobre a história do município e de estar presente em locais que ainda não conhecia. “Por ser uma cidade que recebe muita gente de fora, principalmente os turistas de negócio, é muito importante conhecermos o que a cidade tem de melhor a oferecer, ampliando a nossa visão sobre o que é Paracatu. Creio que a partir dessa expêriencia, poderemos indicar aos nossos clientes, novas formas de vivenciar a cidade”, afirma.
Na avaliação do coordenador da Secretaria de Cultura de Lagoa Formosa, Lânio Gomes Braga, cidade localizada a 250 km de Paracatu, o evento demonstrou que ações simples de valorização da cultura, abrem inúmeras possibilidades para desenvolver atividades ligadas a educação e ao meio ambiente. “Vejo de grande valia essa ação. Com certeza vamos levar para a nossa cidade toda essa experiência vivenciada aqui, onde fomos muito bem recebidos, em especial pelo sentimento de orgulho que os paracatuenses demonstraram durante todo o período”, destaca.
Para reforçar a integração entre os participantes, os visitantes de Luziânia fizeram um convite para a GUIASTUR visitar a Fazendinha JK, a última morada do Presidente Juscelino Kubitschek. O local se encontra exatamente como no tempo dele, unindo a história do Brasil à História de Paracatu, cidade que Juscelino tanto apreciava.
Próximos FAMTOURS
Na próxima quinta-feira, dia 21 de março, a GUIASTUR promove mais três eventos de FAMTOUR. Desta vez a programação acontecerá das 8h às 10h, das 14h às 16h, e das 19h às 21h. Interessados podem entrar em contato pelo telefone (38) 99985-5902. As vagas são limitadas.
—
MAIS INFORMAÇÕES GUIASTUR:
Site: https://guiastur.com.br/
Instagram: https://www.instagram.com/guiasturparacatu
Telefone (38) 99985-5902