Help Martins lança romance no Sempre Um Papo, em Paracatu

A escritora paracatuense Help Martins participa do Sempre Um Papo em sua cidade natal em uma conversa com o ator Jefferson da Fonseca. Na ocasião, a ser realizada no dia 23 de novembro, sábado, às 19h, na Fundação Municipal Casa de Cultura de Paracatu (Rua do Ávila, 6, Centro), Help fará o lançamento de seu livro “Estrada de terra, parede de adobe”, publicado pela Editora Ipê das Letras. A entrada é gratuita, mediante lotação do espaço.

O Sempre Um Papo em Paracatu é viabilizado por meio do patrocínio da Kinross, via Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, Lei Rouanet. O evento conta com apoio da Fundação Municipal Casa de Cultura de Paracatu e da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Paracatu.

“Estrada de terra, parede de adobe” é uma história que se enquadra no gênero do romance por abordar de forma descritiva e com riqueza de detalhes o cotidiano da vida de uma família ambientada no sertão mineiro, nos tempos em que se comia o que se plantava e a água que se bebia corria límpida na bica em frente à cozinha da casa simples de paredes de adobe de uma fazenda.  A simplicidade e o andar pacato do cotidiano, típicos da vida rural de tempos passados se desenrolam e os desafios das relações familiares com suas complicações, dramas, alegrias e tristezas são elementos trazidos pelas vivências dos tempos modernos.  Tradições, amores, traições, lealdade, o papel do homem patriarcal, o papel da mulher resiliente, são referências que sustentam a relação entre os personagens.  Entre amores e dores o enredo faz do leitor parte pertencente numa leitura imersiva nesse universo que é de todos nós.

Help Martins nasceu em Paracatu, interior de Minas Gerais. Foi batizada como Maria do Socorro de Melo Martins. Com o tempo, por influência dos Beatles, a tradução do seu segundo nome para a língua inglesa virou apelido e todos começaram a chamá-la por Help. Em Brasília e estudou Licenciatura Plena em Artes na Fundação Brasileira de Teatro – FBT, com especialização em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes Dulcina de Moraes. Em Ouro Preto se especializou em Cultura e Arte Barroca pela UFOP.

De volta à sua terra natal viveu sua vida profissional como professora, lecionando Artes e História da Arte para alunos do Ensino Médio de escolas da rede privada. Ministrou vários cursos de teatro na Fundação Municipal Casa de Cultura de Paracatu – FMCCP. No momento, faz parte do grupo do Conselho do Patrimônio Histórico, Artístico e Paisagístico de Paracatu – COMPHAP. É confreira da Academia de Letras do Noroeste de Minas – ALNM e Presidente da Associação dos Amigos da Cultura de Paracatu – AACP.

Serviço:
Sempre Um Papo recebe Help Martins em Paracatu
Dia 23 de novembro, sábado, 19h
Local: Fundação Municipal Casa de Cultura de Paracatu (Rua do Ávila, 6, Centro)
Entrada gratuita
Informações: www.sempreumpapo.com.br