Paracatu celebrou, nesta quarta-feira (6/11), a reinauguração do Museu Histórico Municipal de Paracatu – Pedro Salazar Moscoso da Veiga Pessoa, após um cuidadoso processo de restauração e revitalização.
A obra restauração do museu foi realizada pela Associação dos Amigos da Cultura de Paracatu, em parceria com a Prefeitura de Paracatu, da Fundação Municipal Casa de Cultura e do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (por meio da Plataforma Semente). O projeto, que contou com um investimento de R$ 647.413,17, buscou transformar o museu em um espaço mais moderno, acessível e representativo da história local.
A principal novidade do museu é a nova expografia, que foi completamente repensada para apresentar a história de Paracatu de forma mais envolvente e interativa. O visitante poderá explorar o acervo de maneira dinâmica, com novos recursos audiovisuais que contextualizam os objetos e narram histórias fundamentais sobre a cidade e a região, como a trajetória dos quilombos, os povos originários, o esporte, a economia local e muito mais. Além disso, a exposição contará com documentos raros e fotografias inéditas, que tornam o acervo ainda mais rico e acessível.
Outro destaque é a integração com o Museu do Bordado, que agora faz parte do fluxo de visitação, permitindo uma experiência completa e contínua para os visitantes, com início no Museu Histórico e término no Museu do Bordado.
Funcionamento do Museu
O Museu Histórico Municipal de Paracatu passa a funcionar de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 09h às 15h.