A capital mundial do pão de queijo

Sinônimo de mineiridade, o pão de queijo paracatuense é uma iguaria obrigatória para quem visita a cidade.

Em Paracatu, o dia sempre começa com aquele cafezinho acompanhado de um pão de queijo bem quentinho. Alimento de todos os dias, o pão de queijo pode ser encontrado facilmente pela cidade. Lanchonetes e padarias sempre dispõem da tradicional quitanda paracatuense e seu incomparável sabor de queijo mineiro.

Produzido de maneira peculiar, o pão de queijo feito na cidade se diferencia dos demais por não ser escaldado – técnica de preparo que utiliza leite fervente e óleo vegetal. A origem desse modo de fazer é incerta, mas acredita-se que a receita exista desde o século 18, e se deve principalmente pela fartura de leite cru e do queijo meia cura, típico da região noroeste de Minas.

Passada de gerações em gerações, a receita do pão de queijo paracatuense carrega um traço marcante da identidade cultural do município. Esse modo específico de produção mereceu, em 2015, menção no Livro de Registros dos Saberes como patrimônio imaterial local.

O seu destaque é tão grande que, nos últimos anos, diversos empreendimentos apostaram na iguaria como protagonista de seus negócios. Ideia que vem dando certo e contribuindo, ainda mais, para a sua popularidade entre moradores e visitantes. Sucesso que vem confirmando Paracatu, como a Capital Mundial do Pão de Queijo.
____________________________________________________________________
Curta nossa página no FACEBOOK e nos siga no INSTAGRAM!