Paracatu festeja Santo Antônio, o padroeiro da cidade

Paracatu celebra nesta terça-feira, 13 de junho, a festa em honra a Santo Antônio, o padroeiro da cidade. Os festejos na Praça e na Igreja Matriz de Santo Antônio acontecem desde o dia 4 de junho, com celebrações de missas, novenas, orações do terço e também com a realização das tradicionais barraquinhas, que atraem um grande público todas as noites.

Para o Dia de Santo Antônio, estão programadas diversas cerimônias, como a Missa para o trabalhador do campo, Leilão de Animais e Almoço Fraterno, Terço Mariano, Santa Missa e Procissão. Momento de pedir e agradecer as graças alcançadas por interseção de Santo Antônio.

Reforma
Fechada para reformas estruturais por mais de um ano, a igreja da Matriz foi reaberta aos paracatuenses e visitantes da cidade no início deste mês. O mais importante monumento de Paracatu, datado de 1746, passou por minuciosa reforma em todo seu telhado com substituição de todas as peças de madeira danificada, revisão geral das telhas e imunização de todas as peças de madeira.

De acordo com a Prefeitura de Paracatu, foram feitas também a troca de todo o forro do altar mor, a restauração e recuperação das esquadrias do primeiro andar da igreja que dão acesso a parte externa do monumento e pintura das mesmas. Revisão de toda parte elétrica e a limpeza permanente da obra com lavagem do piso da nave e altar com produto removedor de cera e aplicação de nova cera, além de serem desenvolvidos projetos complementares de proteção e combate a incêndio, de Descargas Atmosféricas (SPDA).

História
Arquitetura religiosa do período setecentista, a Matriz de Santo Antônio foi erguida por escravos a mando do padre Antônio Mendes Santiago, em 1746. A igreja foi edificada em linhas sóbrias e de fachada austera do autêntico barroco.

Nela se encontram trabalhados altares, todo em cedro, destacando-se o altar-mor, que provavelmente pertenceu à igreja do Sant’Anna e, seus altares laterais e as imagens de Santo Antônio, o padroeiro da cidade, São Miguel Arcanjo, Nossa Senhora da Piedade e o crucifixo do altar-mor.

Em 1962, a igreja teve sua importância reconhecida pelo Instituto de Patrimônio Histórico Nacional IPHAN, quando também foi tombada em nível nacional.

Festa de Santo Antônio
Tema: Santo Antônio: homem do evangelho
Data: de 4 a 13 de junho, 2017
Local: Praça da Igreja Matriz de Santo Antônio
Programação do dia 13: Missa para o trabalhador do campo, às 10h; Leilão de Animais e Almoço Fraterno, às 11h30; Terço Mariano, às 18h30; Santa Missa e Procissão, às 19h; Barraquinhas em seguida.
________________________________________________________________
Curta nossa página no FACEBOOK e nos siga no INSTAGRAM!