Paracatu sedia o 1º Seminário de Economia da Cultura

Discutir a importância da cultura na promoção de uma economia baseada na vocação das pessoas. Esse é um dos objetivos do 1º Seminário de Economia da Cultura de Paracatu, que será realizado de 5 a 7 de dezembro, na Loja Maçônica Nova Luz Paracatuense. A iniciativa irá reunir pesquisadores, especialistas e profissionais de áreas afins, para apresentar ideias, pesquisas e experiências inspiradoras. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio deste link.

Organizado pela Associação de Guias de Turismo do Noroeste de Minas (Guiastur) e pela Academia de Letras do Noroeste de Minas (ALNM), o Seminário conta com o patrocínio da Kinross Paracatu, por meio do Programa Integrar, e o apoio do Sebrae Minas. “O evento é uma iniciativa de um grupo de agentes culturais da sociedade civil com a intenção de trazer o entendimento sobre o impacto que a cultura pode gerar na economia da cidade”, destaca a curadora do Seminário, Christiane Santos.

O encontro pretende aprofundar em questões atuais que estão impactando profundamente a economia global, como urgências climáticas, inteligência artificial, novas fontes de energia e deslocamentos em massa de populações. A programação terá palestras, oficinas, painéis de debates e giro de ideias com a participação do público. Entre os palestrantes já estão confirmados a atriz e pesquisadora da Economia Criativa, Lala Deheizelin; o diretor de Economia da Criatividade e Articulação Cultural do governo de Minas Gerais, José Junior; o curador do Museu do Amanhã, Fábio Scarano; e o gerente do Sebrae Minas, Marcos Alves.

“Buscamos entender como a cultura pode contribuir para a geração de uma economia vocacionada nas pessoas, e no respeito ao meio ambiente, com geração de emprego e renda dignos. Além disso, compreender nossa diversidade social e ambiental como ativos fundamentais que nos identificam como um país único”, explica a presidente da Academia de Letras do Noroeste de Minas, Daniela Prado.

Economia criativa

Desde de 2014, o Sebrae Minas apoia e atua em iniciativas de economia criativa no município de Paracatu, em especial, com ações voltadas para a cultura e o turismo, como o Festival do Patrimônio Cultural de Paracatu. A entidade também participou da estratégia do Plano Municipal de Turismo; da criação das marcas da cidade, das quitandas e da Associação das Empresas do Turismo de Paracatu (Assetur); da elaboração do Guia Gastronômico de Paracatu; do Portal Viver Paracatu; e do Estudo de Demanda do Centro de Convenções de Paracatu. Além disso, está envolvida no projeto de turismo de base comunitária do Quilombo do São Domingos.

“O Sebrae é apoiador do 1º Seminário de Economia da Cultura, um importante evento que vai tratar dos diferentes papéis dos atores envolvidos com a Economia Criativa, e que reforça o excelente momento de Paracatu em relação ao tema”, afirma o gerente do Sebrae Minas na Regional Noroeste e Alto Paranaíba, Marcos Alves.

SERVIÇO:
Seminário de Economia da Cultura de Paracatu – Território em Expansão
DATA: 05, 06 e 07 de dezembro
LOCAL: Loja Maçônica Nova Luz Paracatuense – Centro
Inscrições: neste link
Vagas limitadas
Informações (Whatsapp) 38.99973.3179
Instagram: @guiasturparacatu Email: paracatu.guiastur@gmail.com