Projeto Cutucar proporciona experiências inesquecíveis para alunos da zona rural de Paracatu

Mais de 100 estudantes de doze escolas da zona rural de Paracatu foram contemplados pelo projeto Cutucar, na última semana em Paracatu. Conduzida pela Guiastur, com patrocínio da Kinross, por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, a iniciativa proporcionou experiências únicas e inesquecíveis aos alunos do 5º ano do ensino fundamental da rede pública de educação.

Além das visitas aos principais atrativos turísticos da cidade, como as igrejas do centro histórico, a Casa Museu e a Fábrica de Biscoitos do Quilombo do São Domingos, a programação incluía almoço no restaurante Sabor de Fazenda e hospedagem e jantar no Hotel Pousadas das Palmeiras. “Foi tudo muito maravilhoso. Adorei conhecer a história da nossa cidade, me deu muito inspiração ficar sabendo de tudo isso”, comenta Rodrigo Mendes Gomes, de 10 anos, aluno da Escola Municipal Maria Trindade Rodrigues, localizada na região da Lagoa de Santo Antônio.

Para a sua colega, Maria Sofia Bento de Araújo, de 11 anos, o passeio ficará guardado em sua memória para sempre. “Achei muito legal a Casa Museu Quilombo, de ver os objetos antigos, de comer as quitandas na Fábrica de Biscoitos, de dormir no hotel. Foi tudo muito bom”, afirma.

Ao todo, 105 crianças e 25 educadores e pais participaram das atividades. Na opinião da coordenadora do projeto Cutucar, Denize Furtado, o trabalho cumpriu com o objetivo de valorizar e ensinar as crianças sobre a importância do patrimônio material e imaterial da cidade. “A avaliação é superpositiva, as crianças, os professores e os pais que acompanharam as atividades gostaram muito de tudo que foi desenvolvido. Tenho certeza que todo esse conhecimento que propiciamos vai contribuir bastante para o aprendizado deles em sala de aula e também em suas vidas”, destaca.

Para Lilian Neiva Albernaz, gestora da Escola Municipal Raimundo José de Santana, da região de João Gomes, distante 70km da cidade, o CUTUCAR tem um impacto valioso para a vida dos alunos. “Esse projeto não é apenas um passeio cultural, ele é tratado como uma grande oportunidade de gerar conhecimento de forma generalizada para os nossos alunos. Para as crianças da zona rural é um fator ímpar, uma oportunidade de participar de algo grandioso, de despertar curiosidades e a vontade do saber”, declara.

Para Carolina Sousa Matos Oliveira, mãe de um aluno da escola Bernadino de Faria Meireles, da região do Mundo Novo, participar do projeto com o filho foi uma grande experiência. “É um aprendizado não só para ele, como para mim também. Tem muitas coisas que a gente não conhecia, não sabia. E ver tudo isso com essa riqueza de informações, ficará marcado para nós dois”.

Em 2024, o projeto CUTUCAR – Cultura e Turismo no Caminho Real: Educação Patrimonial e Inclusão Social vai atender cerca de 1200 estudantes, de 29 escolas. Ao todo, 54 turmas, estão sendo beneficiadas. Neste ano, participaram das atividades as seguintes escolas rurais: Escola Municipal Professora Maria Trindade Rodrigues; Escola Municipal Afonso Novais Pinto; Escola Municipal José Simões Cunha; Escola Municipal Raimundo José Santana; Escola Municipal Altina de Paula Souza; Escola Municipal Bernadino de Faria Pereira; Escola Municipal Ada Santana Ribeiro; Escola Municipal Arquimedes Cândido Meireles; Escola Municipal Pedro Silva Neiva; Escola Municipal Frei Brocardo Stocoff; Escola Municipal José Palma; e Escola Estadual da Fazenda Riacho Lafersa.

SERVIÇO:
Projeto CUTUCAR
Cultura e Turismo no Caminho Real: Educação Patrimonial e Inclusão Social
Data: Maio a dezembro
Local: Escola municipais e estaduais de Paracatu

Mais informações:
Site: https://guiastur.com.br/  
Instagram: https://www.instagram.com/guiasturparacatu